Pedagogia

O Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi criado em 1959 e reconhecido em 1964.

Acompanhando e participando das discussões e dos avanços desencadeados no cenário nacional acerca da formação do profissional da educação e ainda atendendo aos dispositivos legais, ao longo dos anos o curso teve modificações em seu projeto pedagógico e estrutura curricular. Atualmente o regime do curso é anual com duração de quatro anos, sendo oferecidas anualmente oitenta vagas: quarenta para o diurno (matutino) e quarenta para o noturno.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia homologadas em abril de 2006, o novo projeto pedagógico do Curso de Pedagogia da UFU, implementado no início do ano letivo de 2006, tem como objetivo geral formar profissionais na área da Pedagogia para atuar na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Especial e na Educação de Jovens e Adultos, assim como nas disciplinas pedagógicas para formação de professores; e para atuar também na gestão educacional no que se refere a organização do trabalho pedagógico em toda sua complexidade, pois estão extintas as antigas habilitações. A atuação do pedagogo pode ocorrer em instituições públicas ou privadas de educação escolar e não escolar. Para tanto o egresso do Curso de Pedagogia deverá desenvolver autonomia intelectual para produzir e socializar conhecimentos e tecnologias pertinentes a demanda da realidade. Sua atuação profissional, pautada na ética e no compromisso social com a educação, deve estar articulada a pesquisa para produção de novos saberes e de novas práticas pedagógicas.

O compromisso do Curso de Pedagogia da UFU e com a educação escolar de qualidade, com a formação para a cidadania e para o bem estar social.