Laboratório Pedagógico

Acesse o blog do LAPED!

O LAPED iniciou suas atividades em 1988 com a finalidade de desenvolver as atividades acadêmicas na área de Metodologia de Ensino no Curso de Pedagogia. Com o decorrer do tempo, dado o grande número de demandas, especialmente nas atividades de extensão, o LAPED amplia sua função na produção e divulgação do conhecimento Assim, em meados da década de 1990, o laboratório passa a ser um Órgão Complementar da FACED quando da criação da mesma e este, por sua vez, é definido como suporte estrutural, técnico e acadêmico para o desenvolvimento de atividades ligadas, principalmente, ao Curso de Pedagogia e demais núcleos da FACED.

O LAPED propicia aos alunos e alunas do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas o exercício de práticas de docência durante o processo da formação inicial, de modo a oferecer situações formativas em conexão com a educação básica.O LAPED tem, portanto, se constituído em um espaço de reflexão e produção de práticas pedagógicas envolvendo docentes e discentes da Universidade Federal de Uberlândia, bem como profissionais ligados à educação da cidade e região; espaço de intercâmbio com outras instituições educativas por meio de atividades integradas e articuladas a projetos e cursos de extensão, eventos acadêmicos, etc.

Dessa maneira, na realização das atividades Extensionistas, o LAPED envolve estudantes da graduação dos cursos de Pedagogia e licenciaturas da UFU em atividades de estágio e monitoria.

Quanto à sua infra-estrutura, o LAPED conta com uma coordenação – Servidor docente e uma secretária – Servidor Técnico-Administrativo, ambos do quadro efetivo da FACED/UFU e os seguintes espaços físicos: uma sala da secretaria e a sala 1U107 onde funciona o laboratório.

O LAPED tem, então, se constituído como canal de diálogo no espaço da FACED, com as demais Unidades Acadêmicas e instituições que trabalham com a formação do professor na UFU, e, fora dela, favorecendo a criação de momentos e espaços de trabalho conjunto, interdisciplinar e intra-institucional.