A Faculdade

Quando de sua criação em 1977 a Universidade Federal de Uberlândia, organizada sob a égide da Lei 5.540/68, foi estruturada em torno de três Centros – Ciências Humanas, Letras e Artes (CEHAR); Ciências Exatas e Tecnologia (CETEC); Ciências Biomédicas (CEBIM) – os quais reuniam Departamentos estruturados a partir de sub-áreas correspondentes. Num primeiro momento, a área da educação estava reunida no antigo Departamento de Pedagogia, que agrupava, também, os professores da área de Filosofia. Em 1987, esse Departamento foi subdividido em três unidades acadêmicas dando origem aos Departamentos de Filosofia (DEFIL), de Fundamentos da Educação (DEPFE) e de Princípios e Organização da Prática Pedagógica (DEPOP). Em Janeiro de 2000, após quatro anos de discussões desenvolvidos no interior da Universidade, a UFU implantou o Estatuto e Regimento Geral em vigor, a partir dos quais foram extintos os antigos Centros e criadas novas Unidades Acadêmicas na forma de Institutos, Faculdades ou Escolas.

A Faculdade de Educação (FACED), constituída pela integração dos Departamentos da área da Educação (DEPOP E DEPFE), tem suas raízes na busca de uma nova maneira de pensar e organizar a Universidade. A Faculdade de Educação se configura como uma instância acadêmica que assume, de forma compartilhada no âmbito da UFU, a responsabilidade pela formação dos profissionais da educação no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Na graduação a FACED responsabiliza-se pela condução do Curso de Pedagogia e pelas disciplinas de formação pedagógica – Didática Geral, História da Educação e Políticas e Gestão da Educação - nos demais cursos de Licenciatura.

Na pós-graduação, além da oferta periódica de cursos de especialização, a Faculdade de Educação mantém do Programa de Pós-Graduação em Educação – cursos de Mestrado e Doutorado, com três Linhas de Pesquisa: Historia e Historiografia da Educação; Políticas e Gestão em Educação; Saberes e Práticas Educativas.

A pesquisa em educação é incrementada na Faculdade de Educação por meio de projetos de pesquisa coordenados por professores de seu corpo docente, com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação e de alunos de iniciação científica.

A FACED mantém, ainda, no âmbito da extensão atividades regulares e sistemáticas de formação continuada dos profissionais da educação, atividades essas que envolvem a realização de eventos, oficinas, seminários, grupos de estudos abertos à participação tanto da comunidade interna quanto externa.